16ª edição do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

Publicação: 07/03/2024

Inscrições abertas até 31 de março

Até 31 de março, o Projeto Repórter do Futuro recebe inscrições gratuitas para o 16º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, módulo promovido pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e que tem o apoio do vereador Professor Eliseu Gabriel, por meio de emenda parlamentar.

Os encontros ocorrerão entre os dias 6 de abril e 15 de junho, sempre aos sábados pela manhã. Ao todo, serão selecionados 20 estudantes universitários de graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de março neste link.

Entender os principais temas que desafiam as gestões de megalópoles como São Paulo é vital para quem pretende ser repórter. O curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, que neste ano completa 16 edições, aposta na prática reflexiva da atividade jornalística a partir da cobertura do funcionamento da cidade.

Os encontros ocorrerão entre os dias 6 de abril e 15 de junho, sempre aos sábados pela manhã. Neles, os 20 estudantes selecionados participarão de Conferências de Imprensa com convidados destacados em suas áreas de atuação, seguidas de coletivas de imprensa – momento em que os alunos vivenciarão situações muito comuns do cotidiano profissional.

Na metodologia especialmente desenvolvida para este projeto de formação, os estudantes também são estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro e recebem orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto. O módulo propõe a realização de uma reportagem de fôlego sobre um ou mais temas discutidos ao longo do curso e produzida em duplas. Trata-se da “Operação Ponto Final”, que tem audição pública no encerramento das atividades.

 

Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

Trata-se de um projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de quase três décadas de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

 

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br