A obra da ponte Pirituba-Lapa já pode recomeçar!

Publicação: 18/01/2024

Eliseu Gabriel teve participação importante para a retomada dessa importante construção

Após três anos de paralisação por ordem judicial, na última sexta-feira, 18 de janeiro, foram retomadas as obras do Complexo Viário Pirituba-Lapa, construção popularmente conhecida como Ponte Pirituba.Com investimento de R$ 367 milhões, o prazo de execução da obra está previsto para dezembro de 2026.

Reivindicação da população e luta incansável do vereador Eliseu Gabriel há mais de três décadas, a construção da ponte irá interligar os dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e beneficiará cerca de 80 mil pessoas diariamente.

“Lembro que desde o meu primeiro mandato como vereador, há 23 anos, ninguém na Prefeitura de São Paulo, nem na Câmara falava da necessidade da construção de uma ponte que ligasse os bairros Pirituba-Lapa. Fui eu quem colocou dentro do Executivo essa demanda para a região. Então, mesmo depois de mais de duas décadas de espera, de tratativas, reuniões, muito estudo e vários nós jurídicos-políticos, a minha luta nunca parou. Eu nunca desanimei diante de tantos vai e vens!”, contou Eliseu Gabriel.

Para ele, embora a construção do complexo viário tenha ficado parada por um longo período, o fato de a população ter conseguido incluir diversas melhorias ao projeto é positivo. “Um ponto importante é que o cronograma foi modificado para que apenas quando o conjunto da obra estiver concluído é que ela será entregue, evitando que haja transtornos no trânsito”, ressaltou.

Mais do que uma ponte, ajudando e muito o fluxo de veículos tanto em Pirituba como na Lapa, essa enorme construção trará melhorias como aterramento de rede, mobilidade para pedestres e ciclistas, redução de tempo do trajeto do transporte coletivo entre os terminais Pirituba e Lapa, galerias de drenagem para evitar alagamentos, paisagismo, iluminação, acessibilidade e muito mais.

“Hoje é um dia para ficar na história. A retomada das obras é uma vitória conjunta do meu trabalho como vereador, do poder público envolvido e, principalmente, do empenho das associações de bairros e da sociedade civil. Estou certo do quanto essa obra complexa nos trará melhorias e valorização para a nossa região”, ratificou Eliseu Gabriel.

 

 

Com Portal capital.sp.gov.br

Importante do ponto de vista econômico e financeiro para a região, a construção vai desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, assim como nas conexões com a Marginal Tietê, proporcionando novas alternativas nos deslocamentos diários.

Estudos de Tráfego mostram que, com o remanejamento de linhas de ônibus da região para o novo viário, os usuários do transporte público terão suas viagens encurtadas em até 36 minutos por dia entre os terminais Pirituba e Lapa. Já os usuários do transporte individual ganharão cerca de 15 minutos diários.

Essas mudanças reduzirão o tempo de viagens, darão maior fluidez na circulação do transporte público, de pedestres, de ciclistas e de veículos, gerando mais mobilidade e melhoria na qualidade de vida da população.

 

Ações Planejadas

O projeto prevê a implantação de uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão para a interligação entre os bairros de Pirituba e Lapa. A estrutura terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. Ela contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.

Além da construção da ponte, o projeto completo também abrange a implantação de três quilômetros de ligação viária.

O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá as seguintes melhorias em toda sua extensão:

- Três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus;

- Canteiro central com ciclovia;

- Obras de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais.

Também estão previstas a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da CPTM (Linha 8 – Diamante), com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br