Eliseu Gabriel encerra 12ª Semana de Leitura com evento na Câmara Municipal

Publicação: 14/04/2023

De 10 a 14 de abril, São Paulo se transformou na Cidade da Leitura

A 12ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e Leitura terminou na última sexta-feira (14/4) com uma Sessão Solene realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A Semana faz parte do Calendário Oficial da cidade e foi instituída por meio da Lei nº 14.999/2009, que é de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB). Entre os dias 10 e 14/4, diversas atividades como palestras, contação de histórias, saraus, troca de livros foram realizadas com o objetivo de promover o conhecimento e estimular a leitura.

Alunos da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de apresentar manifestações culturais sobre o tema igualdade e respeito às diferenças. A aluna Stephany Teodoro, do 9º. ano Fundamental I, da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dirce Genésio dos Santos, da DRE (Diretoria Regional de Educação) São Mateus  participou de uma apresentação teatral inspirada na vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus, mulher negra, semianalfabeta e catadora de papelão, que  se tornou uma das escritoras mais lidas do Brasil com a obra “Quarto de Despejo”. Para Stephany: “Foi muito emocionante ler sobre ela e me deixou muito orgulhosa representar uma mulher tão guerreira na vida”.

O aluno Vitor Mora Castanha do 9º ano do Fundamental I da EMEF João Carlos da Silva Borges, do Ipiranga disse: “A leitura foi muito importante porque além de me desenvolver na área da Língua Portuguesa fez com que eu me interessasse por poesia. Tanto que eu escrevo poemas hoje, por ter sido incentivado pela leitura”.

Durante a sessão, que contou também com apresentações musicais do Projeto Guri, os presentes abordaram a importância da leitura bem direcionada evitando-se discursos de ódio que tanto prejuízo trazem à sociedade.

O vereador Eliseu Gabriel fez questão de lembrar que as pessoas estão se tornando violentas, por não saberem lidar com as diferenças. E que quanto mais as pessoas se juntarem, inclusive com quem possa ser diferente, mais riqueza cultural teremos. O parlamentar também reforçou que a busca deve ser pelo respeito, pela solidariedade, pela compaixão e de como a leitura tem um poder transformador, para melhor.

Samir Mustafá coordenador da AEL (Academia Estudantil de Letras) da SME (Secretaria Municipal de Educação) destacou que ainda haverá uma última ação da Semana de Incentivo à Leitura, o “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” com a publicação dos textos de alunos e professores, selecionados nesta edição. E que o mais importante é que ano a ano, este evento vem reunindo cada mais escolas que passam a participar e contribuir com a arte e com a literatura, para que haja a resistência à cultura de medo, a fim de se construir uma sociedade onde não perdure a lógica do ódio.

Alcina Carvalho, diretora de cultura do Sinesp (Sindicato de Especialistas de Educação do Ensino Municipal de São Paulo) afirmou que “a leitura potencializa o processo democrático, para que todos tenham acesso ao estudo e à leitura. E quando ocorrem na nossa cidade várias ações culturais com diversas formas de manifestação, como sarau, poesia, teatro, dança, a gente faz com que as nossas crianças consigam desenvolver mais a sensibilidade e ao mesmo tempo o olhar mais consciente sobre essa cidade sem ódio, que nós tanto lutamos e almejamos para construir”.

 

Fonte: Elys Marina | Portal Câmara 

Para conferir a Sessão Solene que encerrou a 12ª Semana de Estudo e Leitura, confira as fotos abaixo e clique no vídeo.

 

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br