Projeto explora uso do audiovisual como aliado da educação 

Publicação: 10/02/2022

Curta na Sala de Aula tem início em 14 de fevereiro, totalmente gratuito 

Em sua primeira fase, de 14 a 18 de fevereiro, o projeto Curta na Sala de Aula promove um webinar sobre a utilização do formato audiovisual como ferramenta de trabalho e inclusão no ensino. Totalmente gratuitos, os encontros serão transmitidos sempre às 19h30, pelo endereço www.youtube.com/c/curtakinoforum.

Viabilizada por emenda parlamentar do vereador Professor Eliseu Gabriel, a iniciativa é uma realização da Associação Cultural Kinoforum, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.  

Durante o evento, especialistas do ramo debaterão diversos aspectos dos curtas-metragens, explorando seu papel educativo e ampliando o repertório dos participantes. “Ao buscar novas linguagens e abordagens, a educação encontra excelentes oportunidades de aprimoramento. Certamente, o audiovisual só tem a contribuir com isto”, declara Eliseu.

Posteriormente, na última semana do mês, uma oficina de formação capacitará professores e educadores para aplicação prática dos conceitos abordados em escolas públicas da cidade. Serão beneficiados alunos de oito a dez anos. 

Com base nesta experiência, o projeto resultará na publicação do Guia Audiovisual “Curta na Sala de Aula”, que vai oferecer dicas e estratégias para aproximar estudantes a este universo.  

Confira, a seguir, a programação: 

* 14/02, segunda-feira: Confluências Artísticas Pedagógicas em Afroperspectiva - Kunkula Kimpa, com Suellen Ribeiro, cocriadora na N’Kinpa- Núcleo de Culturas Negras e Periféricas, a coordenadora do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras Kelly Santos e a pesquisa de expressões africanas e afrodiaspóricas Joice Jane Teixeira. 

* 15/02, terça-feira: Audiovisual e Educação – Uma Janela Aberta para Vivenciar o Cinema”, com Jean Richard, realizador do projeto “Vivenciando o Cinema na Escola”, e Jefferson Santos, profissional de arte-educação na linguagem de cinema e vídeo na Ação Educativa. 

* 16/02, quarta-feira: Música, Cinema e Animação em Stop Motion no Ambiente Educacional”, com Wal Serra, cantora e pesquisadora no projeto Sambando em Poesia, Marta Russo, profissional que ministra oficinas de animação em stop motion, e o coordenador de oficinas audiovisuais Ralph Friedericks. 

* 17/02, quinta-feira: O Potencial da Ludicidade e Comicidade como Facilitadoras do Aprendizado com Crianças”, com a professora e artista circense Amanda Coutho, e Adriana Napoli, contadora de histórias e artista educadora, com mediação da atriz, palhaça, recreadora e educadora artística Fabi Sampaio.  

* 18/02, sexta-feira: Educação, Comunicação e Sociedade: O Audiovisual nos Processos de Ensino e Aprendizagem”, com o professor Edwin Perez, especialista em criação de imagem e som em maios eletrônicos, e Bruno Casallotti, professor de sociologia da comunicação, teorias da comunicação, artes, cultura e estética. 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br