Inovação em Políticas Públicas para Cidades e Comunidades Sustentáveis

Publicação: 19/10/2021

Tem início a Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento

Com o tema central "Inovação em Políticas Públicas para Cidades e Comunidades Sustentáveis”, na última terça-feira, 19, teve início a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (CTI), conforme Lei 14.555/07. O evento segue até a próxima sexta-feira, 23, de forma on-line, com mesas de debates em dois horários: das 11h30 às 13h e das 14h30 às 16h.

Ao iniciar a sessão solene de abertura da Semana, Eliseu Gabriel ressaltou que a iniciativa é uma afirmação, uma resposta e uma importante ação nesse momento tão grave em que o Brasil se encontra. Lembrou que a lei que criou a Semana é de autoria do ex-vereador Carlos Neder (PT), falecido há pouco mais de 20 dias, vítima das consequências da Covid-19.   

“Na cidade de São Paulo, a que mais produz ciência e pesquisas no Brasil, existe uma espécie de divórcio entre a administração pública e a produção de conhecimento. Procuramos, com este esforço, trazer justamente uma ponte entre ambos, uma vez que um deveria influenciar o outro”, frisou Eliseu, que é o autor da Lei 15.247/2010 que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Projeto de Lei 498/2012, ainda em tramitação na Câmara, que institui a Política Municipal de Inovação e cria o Fundo Municipal de Fomento à Ciência, Pesquisa e Inovação. Ele ainda completou: “O poder público precisa ser sensibilizado pela importância do conhecimento produzido dentro das universidades e institutos de pesquisa”.

Também compôs a mesa solene João Paulo Feijão Teixeira, presidente da Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo, que ratificou o moderno aparato científico e tecnológico do Estado de São Paulo. “Somos sede dos principais institutos públicos de pesquisa, o que simboliza uma efetiva oportunidade de interação e aproveitamento do conhecimento neles desenvolvidos para a criação de políticas públicas municipais. Hoje, faz-se necessário que esta estrutura se articule de modo mais eficiente e este evento certamente contribuirá para tal propósito”.

 

Homenagens

Reconhecendo a importância de dois institutos brasileiros que tiveram, e terão cada dia mais, papel imprescindível para o avanço da ciência, o vereador Eliseu Gabriel entregou o voto de júbilo e congratulações da Cidade de São Paulo ao Butantan e ao Adolfo Lutz.

Protagonistas no combate à Covid-19 no Brasil, os institutos formaram, com a edição da resolução SS-43/2020 em abril de 2020, a Rede de Laboratórios para Diagnóstico do Coronavírus SARS-CoV-2, realizando, ao longo dos 15 meses desse trabalho conjunto, 3,4 milhões de diagnósticos.

Em razão da pandemia, a entrega não pôde ser ao vivo, mas representantes de ambos os institutos foram recebidos pelo vereador Eliseu Gabriel na Presidência da Câmara Municipal e as homenagens registradas em vídeos, apresentados durante a sessão solene de abertura da Semana.

Pelo Instituto Butantã (foto acima), recebeu a condecoração a Dra. Sandra Coccuzzo, diretora do Centro de desenvolvimento Científico (foto à esquerda), acompanhada do médico e pesquisador Antonio Jorge Martins. Pelo Instituo Adolfo Lutz, recebeu a homenagem a diretora geral, Dra. Adriana Brugno.

 

Programação

Durante a semana haverá debates sobre importantes temas como os desafios a serem enfrentados na área, gestão de riscos e desastres, habitação, mudanças climáticas, qualidade na atenção à saúde pública e muito mais. A Semana tratará, também, do papel da CTI para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda 2030 da ONU, reforçando sua função estratégica para a formatação e execução de políticas públicas.

O intuito das apresentações é demonstrar, com as contribuições de diversos profissionais e representantes da sociedade civil, como as instituições públicas de pesquisa fornecem suporte tecnológico para a proposição de políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida do povo paulistano e ao desenvolvimento sustentável de nossa cidade.

A realização do evento é parceria entre o mandato do vereador Eliseu Gabriel com as seguintes entidades: APqC (Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo); Assipt (Associação dos Trabalhadores do IPT), CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Regulamentados); Febrageo (Federação Brasileira de Geólogos); SinTPq (Sindicato dos Trabalhadores em Ciência, Pesquisa e Tecnologia de São Paulo); SEESP (Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo) e Sigesp (Sindicato dos Geólogos do Estado de São Paulo).

 

Confira aqui a programação completa da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento e faça a sua inscrição gratuita.

 

Confira, abaixo, a abertura do evento.

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br