Audiência pública da Comissão de Educação discute volta às aulas

Publicação: 07/07/2020

Secretário Municipal detalhou protocolos a serem seguidos.

Foi realizada, nesta terça-feira (07/07), Audiência Pública virtual da Comissão de Educação e Cultura e da Câmara Municipal de São Paulo para debater a volta à aulas, como preparar a rede para o retorno presencial, os protocolos que serão seguidos nas escolas públicas da capital paulista.

O presidente da comissão, vereador Eliseu Gabriel, conduziu a reunião que contou com a presença de representantes de diversas entidades de classe e do secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

Também participou do debate o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, ex-secretário de Saúde, que esclareceu dúvidas sobre a eficiência das possíveis medidas de prevenção aos alunos, educadores e membros do quadro de apoio. De acordo com ele, duas a cada mil mortes pelo coronavírus se enquadram na faixa dos 0 aos 40 anos, sendo crianças as menos atingidas. No entanto, o retorno às aulas as transforma em disseminadoras da Covid-19, além das demais doenças típicas do inverno brasileiro.

Dentre as principais preocupações apresentadas pelos participantes, foram citadas a precária higienização das escolas, a falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais das unidades de ensino, a baixa taxa de testagem na cidade e o número insuficiente de servidores públicos para a garantia de cumprimento de todas as normas estabelecidas.

Segundo o secretário de Educação, a reabertura seguirá protocolos de saúde, limpeza e pedagógicos. As medidas envolverão repasse de verbas e envio de termômetros às instituições, reorganização de espaços de convivência, contratação de professores temporários enquanto for necessária a manutenção do teletrabalho ao grupo de risco, além da formação e acolhimento de servidores. Caetano ainda afirmou que uma avaliação diagnóstica será aplicada aos alunos, com o intuito de que os objetivos principais de aprendizagem sejam discutidos com toda a rede.

Uma nova audiência deve ser realizada na próxima semana, dando continuidade ao diálogo com as entidades, sociedade civil e vereadores, promovendo a exposição de sugestões e opiniões.

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br