João Guilherme Vargas Netto é Cidadão Paulistano!

Publicação: 04/06/2018

Por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel, ele recebeu o título na Câmara Municipal

No último 8 de junho, o vereador Professor Eliseu Gabriel entregou o título de Cidadão Paulistano a João Guilherme Vargas Netto. O evento aconteceu no no Auditório Prestes Maia (Plenarinho) da Câmara Municipal de São Paulo, que estava lotado de familiares e amigos para aplaudirem o homenageado.

Mineiro de Tombos, João Guilherme participou da história da Cidade de São Paulo. Teve destacada atuação na luta contra a Ditadura, com valiosa contribuição para a construção da Democracia no Brasil.

Colaborou na elaboração da famosa "Carta de São Paulo" (São Paulo, o Povo e Seus Problemas), lida na Assembleia Legislativa do Estado, em 1975, no auge da repressão às liberdades.

Atualmente, João Guilherme é consultor sindical de diversas áreas, sempre em defesa dos interesses dos trabalhadores. “O mundo das lutas trabalhistas é o mundo de João Guilherme Vargas Netto. Ele é referência obrigatória para um debate qualificado sobre o Brasil que queremos”, justifica Eliseu Gabriel.

 

JOÃO GUILHERME nasceu aos 25 dias do mês de dezembro de 1942 na cidade de Tombos, Minas Gerais. Filho de Sebastião Vargas Neto e Generosa Hosken Vargas, é casado com Leda Leal Ferreira e têm três filhos, Sebastião Leal Ferreira Vargas Neto, Paulo leal Ferreira Vargas Neto, e Maria Jacintha Vargas Neto, fruto de sua primeira união com Nilda Guimarães Alves.

Criado no interior João Guilherme mudou-se para o Rio de Janeiro no final da década de 50, início de 60, quando ingressado na faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil à época. Quando houve o golpe de 64, João foi expulso da universidade juntamente com inúmeros outros colegas, anos depois a Faculdade anulou a expulsão e pediu desculpas aos alunos.

Após sua expulsão da faculdade e em plena ditadura, tornou-se militante e dirigente do PCB, na clandestinidade.

Por determinação partidária, em 1970 mudou-se para São Paulo, onde atuou clandestinamente na política, o que conseguiu fazer sem ser preso até 1975, quando houve forte repressão que o forçou a fugir, exilando-se na França. Foi anistiado em 1979, quando voltou para São Paulo onde vive desde então.

Além das tarefas que cumpriu durante a clandestinidade desenvolveu, depois que voltou do exílio, a atividade de Consultor Sindical voltada a sindicato de trabalhadores de diversas áreas e é sua profissão desde então.

Ainda na clandestinidade ajudou a elaborar a famosa "Carta de São Paulo", que foi lida na Assembleia Legislativa do Estado no dia 08 de março de 1975, essa carta se chamava "São Paulo o Povo e Seus Problemas", que deve ser considerada como contribuição enquanto militante em prol da cidadania paulistana.

 

Confira algumas imagens do evento e a matéria realizada pela TV Câmara.

 

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br