De 9 a 13 de abril, São Paulo realizou a 7ª Semana de Incentivo à Leitura

Publicação: 05/04/2018

Eliseu Gabriel é o autor da lei que promoveu ações em diversos pontos da cidade.

Entre os dias 9 e 13 de abril, aconteceu a sétima edição da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, criada pela Lei nº 14.999/09, de autoria do vereador Eliseu Gabriel. A iniciativa faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade e é organizada pelas secretarias municipais de Educação (SME) e de Cultura (SMC), com o apoio do vereador Eliseu Gabriel e de importantes entidades e associações da área, sociedade civil, editoras, autores e bibliotecas comunitárias.

O principal objetivo da iniciativa é estimular a prática do estudo e da leitura por meio de diversas ações. “Por toda a cidade haverá palestras, apresentações, contação de histórias, saraus, exposições temáticas e tantas outras atividades em escolas, bibliotecas, centros de educação e de formação. De fato, é uma verdadeira celebração à leitura”, conta Eliseu Gabriel, que também é professor.

A abertura da Semana foi realizada no último dia 9, no CEU Aricanduva, zona leste da Cidade, com a participação das Diretorias Regionais de Educação (DREs) Itaquera, São Miguel e Penha. Durante o evento de abertura, a Academia Estudantil de Letras (AEL) Luís Gama, do CEU EMEF Prof. Gomes Cardim, apresentou um ato da peça “O Fantasma da Ópera”. Estudantes da EMEF José Carlos Nicoleto – Zito, da DRE São Mateus, apresentaram o musical “Trem Bala”. A professora Monique Alves, responsável pela AEL Rubem Alves, da EMEF Prof. Maestro Alex Martins, DRE Penha, realizou o relato de prática do projeto “Descobrir-se Autor 2017”. O evento também contou com a participação dos escritores Marcelino Freire e Samir Mesquita, que têm extensa produção de minicontos e microcontos e, na ocasião, expuseram esses dois gêneros textuais aos presentes.

Minicontos e microcontos serão os enfoques do terceiro volume do livro “Descobrir-se autor”, que também é uma iniciativa do vereador Eliseu Gabriel como resultado da Semana de Leitura. A produção desse livro será contemplada com contos produzidos coletivamente pelos participantes das AELs.

Na região Noroeste, o vereador Eliseu Gabriel esteve na Biblioteca Brito Broca. Lá ele acompanhou a Roda de Leitura que o coordenador do local, Sandro Coelho, promoveu para as crianças da CEI Santa Mônica. A primeira história a ser contada foi “A Árvore Generosa” de Shel Silverstein, cujo enfoque é a amizade, a consciência ecológica e a ambição do homem perante a natureza. Logo em seguida, as crianças participaram da contação de “Obax”, livro de André Neves baseado em histórias africanas e que mexeu com o imaginário infantil.

Eliseu também esteve na zona Sul, no CEU Heliópolis onde participou de uma dinâmica com os Guardiões da Biblioteca, com a condução da bibliotecária Suelen Camilo Ferreira. “Genial essa iniciativa de fazer os alunos serem os “cuidadores” do local, tornarem a biblioteca um espaço de construção coletiva, de combate à violência, de respeito entre as pessoas”, comentou Eliseu.

A roda de leitura foi sobre o livro “Tudo vai dar certo”, com trilha sonora do Bob Marley, livro adaptado pela filha mais velha de Bob Marley, Cedella Marley, que apresenta para as crianças como é poderoso acreditar que tudo vai dar certo, que o sol sempre voltará a brilhar e que os erros podem ser, sim, perdoados.

A cerimônia de encerramento da Semana foi na última sexta-feira, 13, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Compuseram a mesa ao lado do vereador Eliseu Gabriel: Maria Conceição Azevedo, da Editora Peirópolis; Maria Sueli Fonseca Gonçalves, idealizadora das AELs da SME; Najla Euclides Polido, assistente técnico em Educação na Sala de Leitura da SME; Sandro Luiz Coelho, coordenador da Biblioteca Municipal Brito Broca; Norma Lúcia Andrade dos Santos, representando o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp), e Arnaldo Ribeiro dos Santos, representando o Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem).

Para dar boas-vindas, alunos da EMEF Raul Pompeia (DRE Pirituba-Jaraguá) fizeram uma atividade chamada “Mala de Histórias Ambulantes”. Já a EMEF Brigadeiro Henrique Raymundo Doytt Fontenelle proporcionou aos presentes a "Leitura ao pé de ouvido”.

Na sequência, as apresentações culturais foram:

- AEL Carolina Maria de Jesus, da EMEF Rui Bloem (DRE Pirituba/Jaraguá);

- Dora Bueno Estevez, pedagoga, que fez a contação “O pote vazio”;

- Roda de conversa com os escritores mirins Wesley Carlos Soares, Jhonatam Fernando Bueno de Lima e Laura Martins, ao lado dos escritores Alex Mir e Edson Gabriel Garcia.

- Sarau da AEL Lygia Bojunga, da EMEF Campos Sales (DRE Ipiranga);

- Suelen Camilo Ferreira, bibliotecária do CEU Heliópolis, que fez uma adaptação do livro “Malala”;

- AEL João Cabral de Melo Neto, da Biblioteca do CEU Curuçá (DRE São Miguel).

O vereador Eliseu Gabriel ressaltou que “incentivar a leitura e o estudo é um ato de amor. Educação de qualidade é um direito humano”.

 

ABERTURA

 

ENCERRAMENTO

 

Crédito da foto de capa: Lilian Bastos | SME

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br