Em missão oficial pelo PSB, Eliseu Gabriel visita a China

Publicação: 23/10/2017

Ele foi representando o partido, a convite do Governo Chinês

Em viagem oficial à China, pelo PSB, o vereador professor Eliseu Gabriel participou de reuniões e visitas nas províncias de Guangdong e Shaanxi e em Shangai. Ele, que é presidente do Diretório Municipal do PSB paulistano, foi designado pela direção nacional do partido para essa missão. O custo da viagem foi arcado pelo partido chinês.

O objetivo foi o de promover o intercâmbio de experiências de governança entre os países e conhecer os avanços chineses em áreas como tecnologia, economia, cultura, educação e desenvolvimento.

A primeira visita foi à província de Guangdong, com cerca de 106 milhões de habitantes e um PIB maior do que o Brasil. Lá, Eliseu foi recebido na sede do Partido Comunista Chinês e apresentado à Escola de Formação de Líderes do partido, tendo como anfitrião o senhor Wang Vong Feng, vice-reitor da instituição.

Já na província de Shaanxi, o primeiro compromisso foi com o vice-diretor de lá, Gong Guiju, para tratar de investimentos no Brasil, especialmente em São Paulo, na área de energia solar. “A China tem conseguido grandes avanços tecnológicos na produção de placas fotovoltaicas e de baterias com grande capacidade de armazenamento de energia”, conta Eliseu, que é um defensor do assunto.

Reuniu-se também com empresários da Avic Forstar, indústria de alta tecnologia com capital estatal e privado. “Impressionante o nível de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. Fazem de tudo aqui, até satélites. Começou como startup, mas o governo, vendo o potencial, aportou recursos enormes e hoje é empresa de ponta em tecnologia avançada”, explica ele. 

Outra importante visita foi à aldeia de Shang Wang com o comissário eleito pela comunidade, Jocik Kang, e o senhor Pang. “Essa aldeia é bem diferente do que eu imaginava, parece mais um bairro. Há muitos restaurantes e hotéis que aproveitam as águas termais do local. Os moradores decidiram investir no turismo e também no cultivo de plantas medicinais, legumes e frutas, muitas que eu não conhecia”, relata Eliseu.

Na cidade de Xi'an, ainda na província de Shaanxi, o vereador visitou o ponto turístico número um, o Exército de Terracota, também conhecido como Guerreiros de Xia, local que guarda uma coleção de esculturas junto ao mausoléu do primeiro Imperador da China, Qin Shi Huangdi, homem que unificou o país. “É uma forma de arte funerária do século III a.C, com a finalidade de proteger o Imperador em sua vida pós-morte”, nos conta. Eliseu ainda acrescenta que estima-se em mais de 6 mil peças feitas de argila, entre arqueiros, carruagens e cavalos. “Cada soldado tem um rosto com características faciais únicas. Muito interessante! Mais interessante ainda é que as escavações nesse fosso arqueológico continuam até hoje, realizadas com muito cuidado”.

Já em Shanghai, cidade com 24 milhões de habitantes e com o porto mais movimentado do mundo (30 milhões de contêineres), Eliseu Gabriel foi recebido pelo senhor Chen Yin, dirigente político máximo local. “Ele nos contou que o país está se concentrando em indústrias “limpas”, ou seja, de alta tecnologia. As indústrias pesadas, como as siderúrgicas, estão sendo levadas para regiões menos desenvolvidas, buscando maior produtividade para as mesmas”, nos conta de lá.

Eliseu ainda ressaltou que a China tem planos e metas estratégicos que orientam seu desenvolvimento. “Isso ratifica que o Brasil precisa construir um Plano Nacional de Desenvolvimento para sair desse atraso crônico. Essencial também entender que não sobreviverá comente exportando matéria prima. Precisamos exportar mercadorias com maior valor agregado”. 

Uma das agendas mais esperadas pelo vereador foi a ida ao Centro Cultural da comunidade Qüyang. Lá, ele foi recepcionado pelo coral da terceira idade e pela coordenadora local, Shaumong Yun. No Centro a comunidade tem espaço para a prática esportiva, caminhada por jardins belíssimos, entretenimento como shows, danças e apresentações e muitas outras atividades para todas as idades. “Até nos arriscamos no pingue-pongue. Entre os brasileiros, fui o melhor!”, descontrai o vereador Eliseu referindo-se ao esporte mais popular da China.

Em visita à sede do Partido Comunista Chinês (PCC), ele foi recebido pela dirigente do partido em Shanghai, senhora You Wei, que apresentou cada detalhe do local, que mais parece um museu. Ela ainda resumiu a trajetória do partido nesses quase 100 anos de fundação, mas que somente chegou ao poder em 1949, sob a liderança de Mao Tsé-Tung. “Faço questão de ressaltar o esforço do PC Chinês e do governo para empoderar as mulheres, pois até décadas passadas elas eram “personagens” completamente secundárias na sociedade”, ressalta o vereador.

Encerramento a missão oficial, Eliseu Gabriel esteve no Centro de Planejamento da cidade de Shanghai, local onde há maquetes gigantescas e detalhadas, plano de modernização e expansão com soluções ousadas e criativas. Ele conta que a cidade já possui 687 km de Metrô, mas que querem chegar a 1000 km. Vale lembrar que São Paulo tem apenas 67 km.

“Há, nesse país, grande disciplina pela busca do conhecimento e em tudo o que os chineses fazem profissionalmente”, ressalta Eliseu. Ele nos conta que, ainda no início da viagem, foram apresentados a uma construção majestosa de um porto, com projetos em andamento de centenas de edifícios para moradias, lojas, bancos, indústrias, linha de metrô e de trem, tudo integrado, além de grandes avenidas, espaços de lazer, clubes esportivos. “Enfim, uma nova cidade de altíssimo padrão para milhares e milhares de habitantes. Eles investem muito em processos construtivos, em máquinas e processos inteligentes, e esperam concluir em seis anos. E vão conseguir”, ressalta.

Eliseu trouxe na bagagem conhecimento e experiências que poderão contribuir para o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida da população.

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br