6ª Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura agita São Paulo

Publicação: 20/04/2017

Lei do vereador Eliseu Gabriel promoveu diversas ações em todas as regiões da cidade

De 17 a 19 de abril, aconteceu a 6º edição da Semana Municipal de Incentivo ao Estudo e à Leitura, Lei 14.999/09 de autoria do vereador Eliseu Gabriel, atual secretário de Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade.

A abertura oficial não poderia ter sido em local mais apropriado: a Biblioteca Mario de Andrade, um ícone da cidade de São Paulo. Lá o vereador Eliseu recepcionou o secretário municipal de Cultura, André Sturm; Wagner Palanch, diretor do Núcleo Técnico de Currículo, da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, representando o secretário Alexandre Schineider; Chales Cosac, diretor da Biblioteca; Marilva Gonçalves, diretora de eventos do Sinesp, representando o presidente Luiz Carlos Ghilardi; Arnaldo Ribeiro dos Santos, diretor da Aprofem, representando o presidente Ismael Neri; Maria Conceição Azevedo, gerente comercial da Editora Peirópolis e Grão Editora, representando a diretora Renata Farhat Borge, e Luis Toreli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

O auditório lotado aplaudiu as apresentações dos alunos da Academia Estudantil de Letras (AEL) Cora Coralina, da EMEF Luiz Washington Vita (DRE-Penha), que fizeram uma bela interpretação de obras dramáticas de Chico Buarque.

Na sequência, os alunos da EMEF DR. José Dias da Silveira (DRE-Butantã) apresentaram uma narrativa emocionante sobre a vivência deles com idosos.

Os jovens Monique dos Santos Molina, Érica Sena de Araújo e Oliver Barros Xavier Januário, que são membros da AEL, contaram como a leitura “tomou conta” da vida deles.

E para finalizar a manhã tão especial, a autora Selma Maria interagiu com o público sobre o universo da arte-educação.

A Semana, realizada em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura e com o apoio de importantes entidades do setor, tem o objetivo principal de estimular a prática do estudo e da leitura por meio de diversas ações. “Por toda a cidade houve palestras, apresentações, contação de histórias, saraus e tantas outras atividades em escolas, bibliotecas, centros de educação e de formação. De fato, foi uma verdadeira celebração à leitura”, conta Eliseu Gabriel, que também é professor.

Em Cidade Tiradentes, por exemplo, o Centro de Formação Cultural abriu suas portas para a feira de troca de livros e para uma palestra com o ilustrador e artista plástico João Pinheiro. O encontro aconteceu na Biblioteca Temática de Direitos Humanos Maria Firmina dos Reis e contou com a participação do secretário Eliseu Gabriel.

O evento de encerramento dessa sexta Semana de Orientação ao Estudo e à Leitura aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo e contou, por mais um ano, com o coral da EMEF Barro Branco II, regido pelo professor Igor Fernando.

As AELs (Academias Estudantis de Letras da Secretaria Municipal de Educação) deram show: a Dias Gomes (Emef Dias Gomes), sob a coordenação dos professores Leandro e Felipe, fez uma releitura de um dos maiores sucessos da dramaturgia, a novela "Roque Santeiro" e levou para a Semana o Sinhozinho Malta e a viúva Porcina. Já a Munduruku (EMEF Jean Mermoz), coordenada pelas professoras Andrea e Renata, levou seus alunos a um mini-sarau com poesias e trechos de obras de autores diversos, incluindo autores indígenas.

O Clubinho Poético da Biblioteca João Cabral de Melo Neto, incentivado pela coordenadora Maria Gorete, declamou de poemas autorais de seus alunos.

Estiveram presentes Cristina Reis Figueira, da Sala de Leitura de Secretaria Municipal de Educação, representando o secretário Alexandre Schneider; a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Cultura, Josephine Bourgois; Luiz Carlos Ghilardi, presidente do  Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp); Maria Claudia Viana, representando José Maria Cancelliero, presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP) e  Maria Conceição Azevedo, da Editora Peirópolis e Grão Editora.

Para finalizar a sexta edição da Semana, houve duas apresentações musicais, a de Dona Gi e sua sanfona e de Nana Lacerda e Bruno Monteiro.

Para Eliseu Gabriel, favorecer e estimular a prática da leitura, seja ela individual ou coletiva, é fundamental para o desenvolvimento humano. “Quem lê adquire cultura, amplia o vocabulário e conquista melhor desempenho escolar. Assim, é nossa obrigação incentivar”, ressalta.

Em 2018 haverá muito mais!

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br