Ponte Pirituba

Publicação: 19/11/2015

Licitação para contratação de empresas que farão a obra será publicada no Diário Oficial, no próximo dia 9 de dezembro.

A licitação para a contratação das empresas que ficarão responsáveis pela construção da futura ponte da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, que ligará Pirituba ao bairro da Lapa, será publicada no Diário Oficial, no próximo dia 9 de dezembro.

A novidade foi divulgada pela SPObras, ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). A Prefeitura de São Paulo havia publicado, no último dia 23 de outubro, no Diário Oficial, uma consulta pública que tem por objetivo a contratação de empresa especializada em engenharia para elaboração dos projetos executivos e execução das obras da Ligação Pirituba – Lapa.

Sua finalidade era colher subsídios para serem utilizados no Edital da Concorrência. No entanto, a consulta foi encerrada no último dia 28 "sem quaisquer críticas ou sugestões", informou a SPObras. Segundo o vereador Eliseu Gabriel (PSB), que apoiou desde o início a viabilidade do projeto, a abertura da licitação é "uma grande vitória". "Nossa região se mobilizou para chegarmos até aqui", finaliza.

O complexo viário será construído com recursos da Operação Urbana Consorciada, provenientes da venda dos chamados Certificados de Potencial Adicional de Construção – os CEPACs. Esses títulos permitem que seus proprietários construam imóveis com metragens acima das liberadas pelas leis de zoneamento.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) informou que o resultado financeiro do leilão foi modesto, uma vez que apenas 12% dos títulos foram vendidos, "mas suficiente para se iniciar o desenvolvimento dos projetos definidos como prioritários pelo Conselho Gestor".

Dentre eles, a pasta destaca o projeto de urbanização do Subsetor A1, com a promoção de mais de 1.360 unidades habitacionais de interesse social, um território CEU, UBS e um parque urbano. Também foi viabilizada a intervenção emergencial no conjunto Água Branca, demanda prioritária do movimento de moradia na região. Um próximo leilão deverá ocorrer em 2016.

Ainda segundo a SMDU, a obra da Ponte da Raimundo prevê a utilização do montante obtido com a venda de CEPACs da Operação Urbana, e poderá ser viabilizada, inicialmente, com recursos do Tesouro Municipal - cabendo reembolso futuro com a realização de novos leilões.

Fonte: Cristina Braga|Folha Noroeste

Foto: Siub

 

Mídias Sociais

Fale com o Vereador

Receba nossos informativos

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 6° andar - São Paulo/SP

Cep: 01319-040

Telefone: (11) 3396-4403

E-mail: vereador@eliseugabriel.com.br

WhatsApp: (11) 94364-0123 (de 2ª a 6ª, das 10h às 19h)

 

Escritório Político

Av. Agenor Couto de Magalhães, 235

Cep: 05174-000

Telefone: (11) 3902-3543

 

Assessoria de Imprensa

Vivi Bueno

(11) 99999-2539

vivibueno@saopaulo.sp.leg.br