textoNoticias Eliseu Gabriel

Publicado em: 04/08/2010

Eliseu Gabriel entrega título de cidadão paulistano ao Maestro mineiro Martinho Lutero Galati de Oliveira e a Salva de Prata ao Coral Luther King

Em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (02/08), o Vereador Eliseu Gabriel entregou o título de cidadão paulistano ao Maestro mineiro Martinho Lutero Galati de Oliveira e a Salva de Prata ao Coral Luther King, fundado por ele há 40 anos.

 

O Coral que já se apresentou mais de 500 vezes exibiu números musicais durante a solenidade, como uma interpretação da canção da resistência italiana, “Bella Ciao”. Na homenagem, Eliseu Gabriel se emocionou e fez questão de relatar a garra, o talento e a determinação do Maestro. “O Martinho deu a volta no mundo. Em Milão ele organizou um coro também com a mesma perspectiva. Lutou contra a ditadura e em defesa dos direitos humanos no Brasil. Ajudou na revolução moçambicana. Ele foi cantar na missa do Alexandre Vannuchi, assassinado pela ditadura. É uma coisa impressionante a garra e o talento do Martinho”. Leda Galati de Oliveira, irmã de Martinho Lutero, dissertou sobre a importância da homenagem conferida ao Irmão e ao Coral Luther King. “Depois de Carlos Gomes na Itália, Martinho foi o primeiro maestro a receber a comenda lá. Aqui precisava ter uma também. É o único coral paulista 40 anos em pauta”. “Eu não poderia receber esse título se o Coral Luther King não fosse também agraciado. Perdemos a conta, mas com certeza passaram por ele cerca de 5000 cantores. Se o Coral tivesse caído na armadilha de usar a cultura como instrumento político, ele teria acabado no momento que a ditadura acabou”, agradeceu o Maestro. A mesa da sessão solene, realizada no Salão Nobre, foi constituída por Leda Galati, o senador italiano José Luiz Del Royo, o antropólogo africano Kabenguele Munanga (USP), a presidente do Coral Luther King, a soprano e maestrina Sira Milani; o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge; Audálio Dantas; o jornalista Sérgio Gomes, diretor da Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Arte; e a maestrina Regina Luccato.



Últimas Noticias

05/02/2016

Para ele, falta revisão e uma série de considerações ao projeto de lei.

01/02/2016

A Lei melhora a segurança dos alunos, inibe o vandalismo; previne a violência e a criminalidade, reduz o número de acidentes, entre outras medidas importantes.

22/12/2015

Vereador Eliseu Gabriel participou de dezenas de reuniões e apresentou mais de uma centena de prospostas.

16/12/2015

Emenda ao zoneamento transforma área que seria destinada à instalação de um lixão em zona exclusiva para construção de moradia popular.

15/12/2015

Eliseu Gabriel faz caminhada para orientar sobre prevenção à Dengue, à Febre Chikungunya e ao Zika Vírus.

Copyright © 2014 Eliseu Gabriel.